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Por que deveria fazer publicidade ao motor de busca?

Search Engine Advertising(SEA)é o termo usado para descrever toda a publicidade online paga. Uma estratégia do SEA consiste em campanhas que são implementadas em motores de busca (como Google Ads, Bing Ads…) ou redes sociais (Facebook Ads, Linkedin Ads, anúncios patrocinados Instagram etc.) distribuídos no feed de notícias dos utilizadores da Internet.

O que é a publicidade ao motor de busca?

A pesquisa paga permite que as empresas anunciem online os seus produtos e serviços. Ao optar por uma estratégia DAE, a empresa responde ao pedido do utilizador da Internet ou a uma pergunta que faz a si próprio.

SEA com Anúncios do Google, porquê e como?

A exibição dos anúncios é feita:

  • nas páginas de resultados do motor de pesquisa (pesquisa por texto)
  • diretamente em websites, aplicações como o Gmail ou via remarketing (Display)
  • anúncios nas redes sociais: anúncios carregados antes de um vídeo do YouTube, por exemplo

Para as empresas, fazer referência ao seu website no topo dos resultados de pesquisa é uma questão crucial quando sabe que 65% das vendas são feitas após um clique num anúncio pago. Falia.co de origem.

As características da publicidade do motor de pesquisa do Adwords

Ao contrário do SEO (Otimização do Motor de Busca) que pode ser implementado diretamente no seu website, o SEA requer a utilização de ferramentas web dedicadas.

Qual é a diferença entre SEO e SEA?

O SEO é uma estratégia barata em geral. Esta estratégia permite obter resultados a longo prazo, mas requer paciência e os resultados podem levar tempo a ser implementados. As recomendações do SEO são implementadas diretamente no site da empresa (otimização no local), mas requerem conhecimentos técnicos e monitorização regular das posições do site nas suas palavras-chave.

Quanto à SEA, pode ser extremamente dispendioso, especialmente se a concorrência ocupa boas posições. Ao contrário do SEO, a pesquisa paga requer poucas competências técnicas e os resultados são rapidamente visíveis. Será necessário acompanhar pontualmente os resultados e a implementação da estratégia é feita através da utilização de serviços web dedicados.

Por que fazer publicidade de motor de busca se pode fazê-lo de graça?

Em primeiro lugar, seria errado acreditar que o SEO não representa qualquer custo em comparação com a SEA. Dependendo do nível de concorrência nas consultas, mas também nos seus recursos internos, o SEO pode gerar custos adicionais, nomeadamente através do recrutamento de um perito interno em SEO, através da freelancing ou através de uma agência especializada.

Além disso, uma estratégia do SEA requer menos competências técnicas do que o SEO e os seus resultados são visíveis a curto prazo. É, portanto, a solução ideal para as empresas que precisam de tornar rapidamente visíveis os seus produtos ou serviços para apresentarem as suas ofertas e destacarem-se da concorrência. Com a SEA, você tem controlo total sobre as suas despesas: você define o seu orçamento para gastar por dia e o valor máximo a não exceder.

Ao gerar tráfego qualificado na página web direcionada, a SEA permite-lhe converter eficazmente as suas perspetivas, enquanto o utilizador da Internet cuja visita é gerada pela SEO pode não estar interessado na página exibida e sair do site sem fazer uma compra.

Razões para fazer publicidade a motores de busca (SEA)

Rapidamente ganhando notoriedade

Uma estratégia de publicidade de motores de busca responde a uma rápida, mesmo urgente, necessidade de notoriedade. Anúncios e anúncios impactantes permitem exibir imediatamente – isto é, assim que a campanha é ativada – a sua marca, os seus produtos e os seus serviços. Ao trabalhar em palavras-chave direcionadas para um público definido, a publicidade ao motor de busca permite atingir um máximo de utilizadores de Internet no momento da sua pesquisa.

No entanto, para que um anúncio pago seja eficaz, deve ligar-se a uma página de aterragem otimizada para converter o clique numa compra.

Conduza o tráfego qualificado para o seu site

Antes de escrever e direcionar os seus anúncios, teve de realizar uma auditoria para conhecer o seu mercado, o seu público e as palavras-chave em que pretende posicionar o seu website. Uma estratégia eficaz do SEA baseia-se num bom conhecimento do seu público: se sabe que o seu alvo é sensível a anúncios pagos e links patrocinados nas redes sociais, fazer publicidade de motores de busca é altamente estratégico.

Lidar com uma queda no SEO nas suas posições

Hoje a tendência da SEA está em alta: a Google valoriza o seu serviço Google Ads para as empresas. Pudemos notar a evolução da exibição de resultados nos SERPs. Embora anteriormente, 10 resultados naturais (não pagos) tenham sido exibidos numa página, hoje são apresentados 8 resultados naturais. Os anúncios do Google estão a ocupar cada vez mais espaço nos SERPs com três resultados no topo da página e três resultados na parte inferior.

Esta evolução na exibição de SERPs tem impacto no SEO: os sites que foram exibidos nas posições 9 e 10 na primeira página são agora relegados para a segunda página, onde apenas 3,8% dos cliques são feitos (fonte Abondance)

Confiar numa estratégia da SEA para tornar o seu negócio visível parece mais do que necessário. Aconselhamos que combine as duas estratégias SEA e SEO para aumentar as chances de ser visível numa consulta.

Otimizar o desempenho e o ROI

Uma estratégia da SEA não requer um montante mínimo e permite o controlo total das suas despesas. Na verdade, decide quanto dinheiro quer gastar em cada campanha e quanto não quer gastar por dia. A Google não necessita de um montante mínimo para lançar uma campanha, que permite a todas as empresas, mesmo as mais pequenas, lançar campanhas.

Uma estratégia de SEA bem executada baseia-se numa análise aprofundada do desempenho de cada campanha para maximizar o seu ROI. Para analisar as suas campanhas, pode contar com 4 parâmetros:

  • Clique através da Taxa: Analise a relação entre cliques e impressões de um anúncio. Quanto maior for a percentagem, mais eficaz é a campanha.
  • Custo Por Clique: só gasta o seu orçamento se o utilizador clicar no link do anúncio e o valor for definido previamente.
  • Custo Por Aquisição: analise o valor gasto por cada conversão após um clique num anúncio.
  • Taxa de Conversão: a percentagem de visitantes que se tornam clientes graças ao site

Para otimizar a análise dos seus resultados, tem de associar o Google Ads e o Google Analytics. A associação das duas ferramentas permite-lhe ter uma visão clara sobre algum KPI.

Otimize a sua referência em toda a flexibilidade

Uma vez lançadas as suas campanhas, mantém o controlo ao longo da sua vida e pode modificá-la para a otimizar. Você tem controlo sobre todos os parâmetros de campanha: a quantidade definida por anúncio, as palavras-chave, a página de aterragem usada para o anúncio, as extensões, etc.

Se uma palavra-chave se revelar demasiado cara para a sua campanha e em relação à taxa de envolvimento dos seus clientes no seu site, pode baixar a oferta ou simplesmente remover a palavra-chave. Ao optar por uma estratégia de pesquisa paga, tem a oportunidade de se concentrar apenas em palavras-chave que lhe trazem tráfego.

Conclusão

Optar por uma estratégia de publicidade de motor de busca para o seu website permite-lhe atender às necessidades altamente estratégicas da sua marca ou empresa: ganhar rapidamente notoriedade, destacar-se dos seus concorrentes, gerar novas pistas e converter enquanto mantém uma gestão ágil do seu orçamento publicitário na Internet.

Artigos connexes

Fontes

https://www.1ere-position.fr/blog/seo-vs-sea-referencement-naturel-ou-referencement-payant/
https://www.webstrat.fr/blog/cpm-cpc-cpa-ctr-cvr-jargon-publicite-digitale
https://falia.co/11-statistiques-a-connaitre-sur-google-ads-et-facebook-as/
https://www.abondance.com/20181127-38461-taux-de-clic-dans-les-resultats-de-recherche-google-etude.html

à propos de l'auteur.e : Ludivine Mazzotti

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