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O que é o webmarketing? Definição, Empregos, Empresas e Dicas

Estratégia de webmarketing, marketing digital, consultoria de webmarketing, o termo tem sido muito usado há algum tempo. Mas do que se trata realmente? O que é que esta vaga noção de webmarketing engloba? Longe dos primeiros dias dos sites, as empresas estão agora a ter abordagens mais ofensivas e inteligentes para enfrentar uma concorrência difícil.

Mas o que é o webmarketing?

A definição de marketing web é muito simples. Consiste em dar visibilidade a uma marca na web, que se traduz num aumento de tráfego, contactos/leads e vendas. Integra a estratégia de marketing tradicional de uma empresa, porque a presença na Internet de uma empresa tornou-se totalmente inevitável. O marketing web visa aumentar o tráfego qualificado de um site. Ou seja, é necessário conseguir atrair perspetivas que potencialmente se tornarão novos clientes ou embaixadores fervorosos de uma marca. A Wikipédia dá-nos informações adicionais sobre a definição da palavra.

Como fazer web-marketing?

Trata-se de usar diferentes ferramentas digitais para tornar a sua marca acessível na web, mas também mais atraente do que os seus concorrentes. Uma boa estratégia de webmarketing baseia-se em:

  • O desenho de um site bem estruturado, ergonómico e informativo
  • A adição regular de páginas web de qualidade ou textos para tornar o site mais dinâmico
  • A interação com o público-alvo (newsletter, comentários deixados pelos utilizadores, possibilidade de partilhar uma página nas redes sociais)
  • A utilização de numerosas alavancas/canais de marketing, tais como otimização de motores de busca (SEO), publicidade de motores de busca (SEA), gestão comunitária, e-mail, anúncios sociais, marketing influencer ou marketing de exibição para citar apenas os mais rentáveis.

A estratégia de marketing funciona tanto como a saída. Com efeito, já não basta fazer com que as pessoas cheguem a uma página web, mas que as trocas são feitas em ambas as direções e desencadeiam mensagens comerciais e de marketing. Ao utilizar o webmarketing, a empresa procura construir uma ampla base de perspetivas, para oferecer um impacto de imagem positivo, mas também para reter os seus clientes.

marketing et webmarketing
Fonte:wsi

Um marketing digital dinâmico

O marketing web não se limita ao marketing unilateral. Integra uma verdadeira troca com o público que se torna ator no processo comercial. Ao transmitir uma das publicações, partilhando uma foto engraçada ou contando aos amigos sobre a marca, a perspetiva torna-se embaixadora da empresa. Foi assim que se desenvolveu a profissão de marketing web ou de influenciador. As empresas mudaram as técnicas de publicidade incentivando os influenciadores a falar sobre os seus produtos ou serviços através de publicações de vídeo ou artigos.

https://www.youtube.com/watch?v=8jK0zlrpK5c

Interessar-se por fornecer informações relevantes

Vamos esquecer as antigas técnicas de marketing web que usaram o enchimento para produzir conteúdo detetado pelos Googlebots (robôs que analisam conteúdo para a Google). Com o desenvolvimento exponencial dos websites, os motores de busca tornaram-se muito exigentes e o SEO impõe restrições precisas para aparecer nos primeiros resultados das páginas do motor de busca. É aqui que reside o problema!

Uma pessoa que lançar uma pesquisa na Internet só irá consultar os primeiros três ou quatro sites propostos. Por conseguinte, é necessário fazer parte desses e, em seguida, conseguir manter a atenção da perspetiva. O conteúdo proposto pelo site deve, portanto, ser informativo e oferecer valor acrescentado real à pesquisa. Escrever artigos bem construídos, documentados e cumprir os critérios de seleção dos motores de busca é um ativo real.

Posicione-se como um perito na sua área

A empresa que se dedica a uma estratégia de marketing web deve afirmar-se como um especialista na sua área. O conteúdo deve ser selecionado para fornecer informações precisas e precisas. Também é necessário pensar em variar os suportes criando infográficos, introduzindo jogos ou transmitindo conteúdo visual. Todos os conteúdos publicados devem ser facilmente repartis nas diferentes redes sociais. As ações da estratégia de marketing web devem atingir o objetivo de tornar a empresa visível, enviando a mensagem certa para o público certo.

Os passos do webmarketing

Para principiantes em marketing web, é possível resumir esta estratégia digital em três passos principais:

  • Atratividade: as perspetivas devem visitar o site da empresa. Para isso, é essencial direcionar o público que a empresa quer alcançar e produzir conteúdos de qualidade que despertam a sua curiosidade.
  • Conversão: Nesta fase, a estratégia de marketing web convida à perspetiva de agir. Pode ser um formulário, um contacto ou uma avaliação. Com a taxa de conversão, avaliamos o interesse do público pelo conteúdo proposto. Também deve prestar atenção à taxa de salto. Se for demasiado elevado, pode indicar que o conteúdo carece de interesse ou que não é claro. A estratégia de marketing web deve então ser reformulada.
  • Distribuição: ao satisfazer uma perspetiva ou um cliente, a empresa atrai a boa vontade deste utilizador. É então criterioso criar sistemas de recompensas, patrocínios ou avaliar a satisfação dos utilizadores.

Algumas ideias para uma boa estratégia de marketing web?

As campanhas de marketing web são tão diversas como o número de empresas que as implementam. O importante é personalizá-los o máximo possível para que sejam realmente eficazes. As taxas de uma campanha de webmarketing são muito variadas e são adaptadas de acordo com os pedidos. Mas aqui ficam algumas dicas para impulsionar a estratégia de marketing digital:

  • Escolha as redes sociais que serão as mais adequadas para a empresa: selecionamos de acordo com o público que queremos alcançar, mas também de acordo com os meios de comunicação que queremos usar.
  • Crie um blog que será regularmente atualizado: quanto mais o blog conter conteúdo rico, bem documentado e agradável de ler, mais será um vetor de tráfego qualificado. A empresa publica artigos que mostram os seus valores e compromissos. É o meio ideal para mostrar um artesão a fazer um produto ou uma equipa a trabalhar no projeto de um novo projeto. É necessário fazer com que a perspetiva entre no universo da empresa e inicie uma relação autêntica e durável.
  • Crie campanhas publicitárias em motores de busca como Google,Bing, Yandex ou Baidu.
  • Lance uma campanha de e-mail personalizada: os clientes gostam de receber um e-mail especialmente concebido para eles com uma oferta promocional relativa a um produto interessante. Existem software de e-mail para automatizar as campanhas.
  • As estratégias de remarketing ou de retargeting também são fundamentais. Pode configurar estas campanhas através de vários canais, tais como motores de busca, redes sociais, e-mails ou até MESMO SMS.
  • Verifique a reputação do e-reativo e seja reativo: a satisfação do cliente é o principal desafio. Por isso, é necessário ouvir clientes infelizes e reduzir o impacto das disfunções de uma empresa. Na verdade, um cliente insatisfeito é muito mais impactante do que feliz.
  • Outra pista é também a formação em webmarketing para se tornar um especialista em webmarketing, você pode adquirir habilidades no CCI, por exemplo, ou com agências que são organização de formação.

Uma estratégia de webmarketing tornou-se essencial para se manter bem-sucedido num mundo digital onde a concorrência é implacável! Ligue para fornecedores de webmarketing de qualidade ou a primeira agência de webmarketing em França 🙂

à propos de l'auteur.e : Swann Le Moigne

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