Ressources STÆNK

COMO AUMENTAR A OTIMIZAÇÃO DO MOTOR DE BUSCA DAS MINHAS ANTIGAS PUBLICAÇÕES DE BLOG?

rebooster le seo de ses vieux artigos de blog

Se tem estado interessado no desempenho das suas publicações de blog, pode ter ficado surpreendido com a falta de visibilidade de alguns deles. Passaste algum tempo com ele, achas que o otimizaste para o SEO, o teu conteúdo é interessante, tem uma verdadeira mais-valia…

Mas por que não funciona?

Hoje, estou a dar-te várias formas de aumentar o SEO da tua publicação de blogue publicada.

1- Atualizar os seus artigos

O teu artigo tem mais de 6 meses, um ano? Talvez alguns dos elementos mencionados no interior já não sejam relevantes. Aconselho-o a reler o seu artigo e a fazer as alterações necessárias.

Além disso, se tiver feito um artigo do tipo “Top Trends 2019” na sua indústria, seria aconselhável mudar para o ano em curso… e atualizar as tendências mencionadas!

Por que fazer isto?

O seu blog post tem uma certa história : é, portanto, (normalmente) já indexado pela Google e já beneficia de algumas referências orgânicas, por mais fraca que seja.

Em vez de deixar o seu artigo morrer e substituí-lo por outros, pode ser uma boa ideia, dependendo da situação, atualizá-lo.

Em primeiro lugar, porque o utilizador gosta de chegar a conteúdos “novos”: terá muito mais confiança na veracidade das suas palavras. Textos datados não dão necessariamente uma boa imagem.

Depois, tal como o utilizador, a Google gosta de conteúdos frescos e terá mais confiança nele. O motor de busca estará então mais inclinado a empurrá-lo no seu SERP.

2- Adicione texto aos seus artigos

A riqueza do seu artigo é um critério que normalmente deve ser tido em conta ao escrevê-lo, mas prefiro mencioná-lo novamente aqui. Na verdade, muitos conteúdos foram escritos instintivamente – o que é bom- e parecem tempo suficiente aos olhos do seu autor… Quando não são tanto.

No entanto, pode fazer toda a diferença para o SEO do seu artigo.

De um modo geral, um artigo é demasiado curto se for menos de 400/500 palavras.

Só que (aqui reside a subtileza), os seus concorrentes podem ter feito melhor. Veja os artigos existentes tratados por outros sites sobre o mesmo tema e se forem, em média, mais longos, mais ricos em informação.

Algumas ferramentas como a extensão Do Surfista de Palavras-Chave ou a plataforma Semrush podem dar-lhe o número de palavras de conteúdo posicionados na primeira página. Idealmente, é este volume que deve apontar!

Por que fazer isto?

Quanto mais tempo o seu texto, mais informação dá aos seus leitores, bem como aos motores de busca.

Se esta informação for relevante (adicionar texto para adicionar mais texto não ajuda), o seu conteúdo será melhor considerado pela Google. Porque, muito simplesmente, responde com mais precisão e mais completamente à pesquisa do utilizador da Internet.

3- Otimize o seu conteúdo semântica

O seu texto é longo o suficiente? Sim, é. Mas a sua semântica é suficientemente rica? O seu campo lexical é variado o suficiente? Já cobriu todas as peças que precisam de ser cobertas? Estes são também elementos que pesam no equilíbrio!

Para aumentar o seu artigo com a ajuda da semântica utilizada, várias dicas:

  • Digite a sua palavra-chave no Google e dê uma olhada na PAA (People Also Ask) proposta. Integre estes termos se corresponderem ao seu artigo.
  • Procure as palavras-chave em que a sua página está posicionada no Google Search Console. Algumas palavras, mesmo que esteja posicionado muito longe, pode ser interessante e, portanto, adicionado ao seu conteúdo.
  • Finalmente, existem muitas ferramentas para enriquecer semântica o seu conteúdo. Por exemplo: 1.fr, a ferramenta seo content template da Semrush, SEOQuantum,…

Por que fazer isto?

Trata-se essencialmente de facilitar a compreensão dos motores de busca. Quanto mais rico e variado o seu vocabulário, mais identificável será o seu tema e as suas subtilezas.

Você dá ao Google pistas adicionais sobre como o seu artigo responde perfeitamente à consulta do utilizador!

4- Adicionar mais conteúdo

Em geral, um artigo é muito mais completo e agradável de ler quando é melhorado com visuais.

Tenha cuidado, no entanto, que o conteúdo adicionado não é muito pesado para o tempo de carregamento da página e, portanto, a experiência do utilizador.


Além disso, de preferência, acolhe os vídeos que integra no artigo no Youtube. Além de minimizar o peso dos vídeos nas suas páginas, trata-se de uma escolha de plataforma amiga do SEO, que pode ajudar o seu VÍDEO SEO.

Por que fazer isto?

Colocar mais fotos, infografias ou vídeos (que correspondem ao artigo em questão, claro) é apreciado pelo seu visitante, mas também pelos motores de busca! Também estamos aqui no enriquecimento.

5- Otimize a sua ligação interna

No SEO, é muito importante ligar o seu conteúdo. Ao fazer a ligação interna (isto é, ligando as suas páginas com links), cada link dado dará um pouco de crédito à página em causa.

Assim, o seu artigo deve ligar-se a outros artigos relevantes no seu blog para mantê-los vivos. Podes ter feito isso. Mas o mais importante, não se esqueça de malhar outros artigos para incluir um link para o artigo que você quer impulsionar!

Por que fazer isto?

Em termos técnicos, as ligações transmitem “sumo DEE”. O link aumentará a potência de uma página, também chamada Pagerank. Este é um indicador do Google (não revelado pelo gigante) que mede o “peso” de uma página.

6- Dar mais visibilidade ao seu artigo

Alargamos o espectro de SEO, mas qualquer operação de visibilidade é favorável – indiretamente – à otimização do seu motor de busca.

Produziu um belo artigo e orgulha-se dele? Partilhe-o com o mundo, encoraje a sua popularidade.

Tem a possibilidade de:

  • partilhar nas suas redes sociais
  • criar um post pinterest
  • partilhar na sua newsletter
  • retransmiti-lo na página inicial do seu site
  • falar sobre isso, de forma apropriada e não intrusiva, em fóruns e outros espaços online que lidam com o assunto

Seja criativo: há muitas formas de destacar o seu artigo!

Por que fazer isto?

Eu tinha mencionado isso, melhorando a visibilidade do seu artigo será reproduzo indiretamente no seu SEO. Mas esta operação também pode ter um impacto muito concreto!

Na verdade, é possível que alguns visitantes partilhem o seu artigo, através de um link, no seu próprio site. Ou que citem as suas palavras e lhe creditem (um fenómeno frequentemente observado com conteúdo “original”, como infografias). A chave é ter sempre um conteúdo que se destaca dos outros!

Em todo o caso, a promoção do seu artigo constitui, na minha opinião, um passo essencial após a produção de um artigo. E as ligações externas, também chamadas backlinks (de preferência em dofollow)são uma vantagem real para a sua referência natural!

Em poucas palavras

A Internet é para sempre: os seus artigos e o seu SEO não têm data de validade! Cabe-lhe mimá-los e dedicar tempo a operações (bastante simples) que melhorem a sua referência natural.

A condição sine qua non do seu sucesso é, naturalmente, a qualidade do conteúdo!

à propos de l'auteur.e : Marie Lehner

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

LIVRES BLANCS

TOP 10 STRATÉGIE WEBMARKETING

Découvrez les 10 meilleures stratégies webmarketing en 2020. De la stratégie d'entreprise à l'exécution, gagner en efficacité opérationnelle.

BOOSTER SON REFERENCEMENT

Téléchargez notre livre blanc et découvrez l'ensemble du processus pour optimiser le référencement de votre site sur les moteurs de recherche.