Se tem estado interessado no desempenho das suas publicações de blog, pode ter ficado surpreendido com a falta de visibilidade de alguns deles. Passaste algum tempo com ele, achas que o otimizaste para o SEO, o teu conteúdo é interessante, tem uma verdadeira mais-valia…
Mas por que não funciona?
Hoje, estou a dar-te várias formas de aumentar o SEO da tua publicação de blogue publicada.
1- Atualizar os seus artigos
O teu artigo tem mais de 6 meses, um ano? Talvez alguns dos elementos mencionados no interior já não sejam relevantes. Aconselho-o a reler o seu artigo e a fazer as alterações necessárias.
Além disso, se tiver feito um artigo do tipo “Top Trends 2019” na sua indústria, seria aconselhável mudar para o ano em curso… e atualizar as tendências mencionadas!
Por que fazer isto?
O seu blog post tem uma certa história : é, portanto, (normalmente) já indexado pela Google e já beneficia de algumas referências orgânicas, por mais fraca que seja.
Em vez de deixar o seu artigo morrer e substituí-lo por outros, pode ser uma boa ideia, dependendo da situação, atualizá-lo.
Em primeiro lugar, porque o utilizador gosta de chegar a conteúdos “novos”: terá muito mais confiança na veracidade das suas palavras. Textos datados não dão necessariamente uma boa imagem.
Depois, tal como o utilizador, a Google gosta de conteúdos frescos e terá mais confiança nele. O motor de busca estará então mais inclinado a empurrá-lo no seu SERP.
2- Adicione texto aos seus artigos
A riqueza do seu artigo é um critério que normalmente deve ser tido em conta ao escrevê-lo, mas prefiro mencioná-lo novamente aqui. Na verdade, muitos conteúdos foram escritos instintivamente – o que é bom- e parecem tempo suficiente aos olhos do seu autor… Quando não são tanto.
No entanto, pode fazer toda a diferença para o SEO do seu artigo.
De um modo geral, um artigo é demasiado curto se for menos de 400/500 palavras.
Só que (aqui reside a subtileza), os seus concorrentes podem ter feito melhor. Veja os artigos existentes tratados por outros sites sobre o mesmo tema e se forem, em média, mais longos, mais ricos em informação.
Algumas ferramentas como a extensão Do Surfista de Palavras-Chave ou a plataforma Semrush podem dar-lhe o número de palavras de conteúdo posicionados na primeira página. Idealmente, é este volume que deve apontar!
Por que fazer isto?
Quanto mais tempo o seu texto, mais informação dá aos seus leitores, bem como aos motores de busca.
Se esta informação for relevante (adicionar texto para adicionar mais texto não ajuda), o seu conteúdo será melhor considerado pela Google. Porque, muito simplesmente, responde com mais precisão e mais completamente à pesquisa do utilizador da Internet.
3- Otimize o seu conteúdo semântica
O seu texto é longo o suficiente? Sim, é. Mas a sua semântica é suficientemente rica? O seu campo lexical é variado o suficiente? Já cobriu todas as peças que precisam de ser cobertas? Estes são também elementos que pesam no equilíbrio!
Para aumentar o seu artigo com a ajuda da semântica utilizada, várias dicas:
- Digite a sua palavra-chave no Google e dê uma olhada na PAA (People Also Ask) proposta. Integre estes termos se corresponderem ao seu artigo.
- Procure as palavras-chave em que a sua página está posicionada no Google Search Console. Algumas palavras, mesmo que esteja posicionado muito longe, pode ser interessante e, portanto, adicionado ao seu conteúdo.
- Finalmente, existem muitas ferramentas para enriquecer semântica o seu conteúdo. Por exemplo: 1.fr, a ferramenta seo content template da Semrush, SEOQuantum,…
Por que fazer isto?
Trata-se essencialmente de facilitar a compreensão dos motores de busca. Quanto mais rico e variado o seu vocabulário, mais identificável será o seu tema e as suas subtilezas.
Você dá ao Google pistas adicionais sobre como o seu artigo responde perfeitamente à consulta do utilizador!
4- Adicionar mais conteúdo
Em geral, um artigo é muito mais completo e agradável de ler quando é melhorado com visuais.
Tenha cuidado, no entanto, que o conteúdo adicionado não é muito pesado para o tempo de carregamento da página e, portanto, a experiência do utilizador.
Além disso, de preferência, acolhe os vídeos que integra no artigo no Youtube. Além de minimizar o peso dos vídeos nas suas páginas, trata-se de uma escolha de plataforma amiga do SEO, que pode ajudar o seu VÍDEO SEO.
Por que fazer isto?
Colocar mais fotos, infografias ou vídeos (que correspondem ao artigo em questão, claro) é apreciado pelo seu visitante, mas também pelos motores de busca! Também estamos aqui no enriquecimento.
5- Otimize a sua ligação interna
No SEO, é muito importante ligar o seu conteúdo. Ao fazer a ligação interna (isto é, ligando as suas páginas com links), cada link dado dará um pouco de crédito à página em causa.
Assim, o seu artigo deve ligar-se a outros artigos relevantes no seu blog para mantê-los vivos. Podes ter feito isso. Mas o mais importante, não se esqueça de malhar outros artigos para incluir um link para o artigo que você quer impulsionar!
Por que fazer isto?
Em termos técnicos, as ligações transmitem “sumo DEE”. O link aumentará a potência de uma página, também chamada Pagerank. Este é um indicador do Google (não revelado pelo gigante) que mede o “peso” de uma página.
6- Dar mais visibilidade ao seu artigo
Alargamos o espectro de SEO, mas qualquer operação de visibilidade é favorável – indiretamente – à otimização do seu motor de busca.
Produziu um belo artigo e orgulha-se dele? Partilhe-o com o mundo, encoraje a sua popularidade.
Tem a possibilidade de:
- partilhar nas suas redes sociais
- criar um post pinterest
- partilhar na sua newsletter
- retransmiti-lo na página inicial do seu site
- falar sobre isso, de forma apropriada e não intrusiva, em fóruns e outros espaços online que lidam com o assunto
- …
Seja criativo: há muitas formas de destacar o seu artigo!
Por que fazer isto?
Eu tinha mencionado isso, melhorando a visibilidade do seu artigo será reproduzo indiretamente no seu SEO. Mas esta operação também pode ter um impacto muito concreto!
Na verdade, é possível que alguns visitantes partilhem o seu artigo, através de um link, no seu próprio site. Ou que citem as suas palavras e lhe creditem (um fenómeno frequentemente observado com conteúdo “original”, como infografias). A chave é ter sempre um conteúdo que se destaca dos outros!
Em todo o caso, a promoção do seu artigo constitui, na minha opinião, um passo essencial após a produção de um artigo. E as ligações externas, também chamadas backlinks (de preferência em dofollow)são uma vantagem real para a sua referência natural!
Em poucas palavras
A Internet é para sempre: os seus artigos e o seu SEO não têm data de validade! Cabe-lhe mimá-los e dedicar tempo a operações (bastante simples) que melhorem a sua referência natural.
A condição sine qua non do seu sucesso é, naturalmente, a qualidade do conteúdo!